Páginas

terça-feira, 10 de julho de 2012

As experiencias que precedem a vitória.

O povo de Israel passou quatro séculos debaixo do jugo Egipicio. Foram quatrocentos anos de servidão, trabalho escravo, trabalhando unicamente para sobreviver, porem  a oração destes povo chegou até os céus e Deus ouviu o gemido de seu povo.
Deus começou a agir para tirar o povo daquela opressão quando chama Moisés e faz dele o líder que tiraria os hebreus daquela terra.

Antes que Israel saísse daquela terra Deus ainda permite que passassem por algumas experiencias que os levariam a vitória.

A primeira experiência que os hebreus são constrangidos a viver é o aumento da gravidade do sofrimento.
Quando moisés e Arão vão falar com Faraó, este fica indignado e não permite que o povo saia do Egito para adorar a Deus no deserto e ainda manda que não se dê as palhas aos escravos e exige que produzam o mesmo tanto que produziam antes.
É uma experiencia que temos vivido, quando a vitória se aproxima mais o sofrimento aumenta.
Quando pensamos que não venceremos Deus nos socorre.

Outra experiencia vivida pelos hebreus é que são tentados a revolta e murmuração.
Antes eles davam conta do serviço, apesar do sofrimento viviam e suportavam. Agora era impossível suportar tamanha exploração.
Por isso foram ter com faraó e este pois a culpa em moisés e Arão. Os hebreus indignados foram falar contra Moisés e Arão.
Quando aumenta a gravidade do sofrimento somos tentados a murmurar contra Deus e nos revoltar.
Não percebemos que a vitória está tão perto.

Outra experiencia vivida pelos hebreus antes da vitória é que vivenciaram o cuidado de Deus mesmo no Egito.
Imaginemos todas a pragas lançadas contra os egípicios, rã , úlceras , morte de animais, dos primogênitos, etc. todas estas pragas vinham contra os egípcios mas não atingiam os hebreus.
Acredito que isto servia pra levar os Hebreus a a crer que Deus estava agindo protegendo o seu povo para cumprir suas promessas.
Mesmo na prova, no deserto, no carcere, Deus ainda nos protege, a benção pode ainda não ter chegado mas Deus está nos guardando para o tempo certo de sua vitória.

Outra experiência que os hebreus viveram foi Diante do mar vermelho. Deus ao abrir o mar para povo passar estava abrindo a porta inusitada para o povo.
Acredito que nenhum hebreu jamais imaginava que Deus faia isto. Poderiam ter ido por outro caminho, mas o Senhor queria que fossem na direção do mar. Porem estar diante do mar era estar encurralados, mas o Senhor queria abrir o mar.
Nem sempre Deus faz do jeito que pensamos ou imaginamos, muitas vezes Deus age de forma inusitada surpreendente. temos que aprender a confiar na sua soberania  em prover soluções de forma que não imaginávamos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário